15 outubro de 2021 | 21h30


RECAST é um projecto de investigação e um recital para saxofone e electrónica em tempo real. Tem como principal objectivo a preservação de obras compostas originalmente para o instrumento e dispositivo electroacústico, que poderá ser qualquer aparelho analógico que transforme de alguma forma o som do instrumento. No panorama da música erudita, a música electroacústica, é ainda bastante recente e apresenta desde o momento em que começou a ser explorada uma problemática que tem que ver com a constante evolução tecnológica e consequente incompatibilidade com meios de processamento e reprodução de áudio que muito rapidamente ficam obsoletos. Perante isto começou a surgir, usando a tecnologia actual, a procura por criar soluções para que estas obras voltem a ser interpretadas. A solução passa por criar em computador simulações dos aparelhos com todas as suas funcionalidades e por criar controlos que permitam ao intérprete modificar os parâmetros do programa. Todo este processo de preservação e transferência de tecnologia tem o nome de Recasting. Este recital contém música de vários compositores de grande relevo na segunda metade do século XX mas tem um foco especial na música de um dos grandes compositores portugueses, Jorge Peixinho. Para além das obras do mesmo, é ainda tocada a obra de Costin Miereanu que serviu de inspiração para que Jorge Peixinho escrevesse Sax-Blue, interpretada neste recital. O projecto serve de mote para a gravação do primeiro disco em nome próprio, a ser lançado no final deste ano civil.

 

Ficha Técnica:
Intérprete - Philippe Trovão




::::::::::::

 

Preço: 5€ | M/6 | Duração: 50min
Bilhetes à venda: Cine-Teatro de Alcobaça, Tesouraria dos Paços do Concelho, Centro Cultural Gonçalves Sapinho

 

 

 

  

::::::::::



SOBRE O FESTIVAL NOVO PALCO

Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor.

No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta o festival NOVO PALCO, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.