12 junho de 2021 | 15h00
Anfiteatro da Praça João de Deus Ramos - Alcobaça

Festival Manobras | 2 maio - 12 junho 2021

 

PEQUENA CIRCOONFERÊNCIA

por: Radar 360°

 

 

:::::::::::

 

 

SINOPSE
Pequena CircOOnferência é uma conferência sobre o Circo! Dedicada ao pequeno público, a performance flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo.

 


SOBRE O ESPETÁCULO
Este projeto é um work-in-progress, um prólogo de um espetáculo de grande formato intitulado CircOOnferência, que irá estrear em 2021. Inspirados nos diferentes registos bibliográficos, fomentamos a vontade de ficcionar uma história, a partir dos factos da sua própria História! O percurso não é linear, e a ideia é agitar, fazer refletir, formar massa crítica.
Antípoda por natureza, poético, rebelde e sonhador, o imaginário circense faz parte da memória coletiva do público em geral.

 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção Artística e Interpretação António Franco de Oliveira Pedagogia e Dramaturgia António Franco de Oliveira e Julieta Rodrigues Sonoplastia Música ao vivo interpretada por António Franco de Oliveira (Kazoo, escovas sobre madeira e Bansuri) Operação de Som (Rafael Ferreira / Bernardo Bento) Cenografia e Adereços António Franco de Oliveira e Julieta Rodrigues Figurinos Julieta Rodrigues Agradecimento especial Bernardo Malabarista

 


BIOGRAFIAS

A RADAR 360° é uma estrutura cultural com direção artística de António Franco de Oliveira e Julieta da Rocha Rodrigues, fundada em 2005, por um coletivo de artistas multidisciplinares.
No seu trabalho estão as criações de espetáculos de autor, intervenções em site-specific, oficinas pedagógicas e artísticas, entre outras. Trabalham nos domínios do Teatro Físico, das Artes de Rua e do Novo Circo apresentando as suas criações e workshops em vários países. Desde 2018, a Companhia RADAR 360º está sediada em Matosinhos, com o apoio institucional do município.

António Franco de Oliveira
Codiretor da Companhia RADAR 360°, é um artista multidisciplinar. Trabalha nos domínios das Artes de Rua, Artes do Circo, e Música Electro-Acústica.
Divide o seu trabalho pelas áreas da encenação, interpretação e pedagogia. No seu percurso académico, estudou Artes de Rua na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), e na Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua (FAI.AR) instituição sediada na cidade de Marselha.
Na área do movimento, frequentou o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança.
Como especialidade Circense, estuda e pratica desde finais dos anos 90 a arte da manipulação de objetos e do malabarismo de contato.
No âmbito da música, estuda percussão étnica e eletrónica, composição, processamento de efeitos, sound design e iniciou recentemente o estudo de piano.
Colabora regularmente como formador e encenador nas escolas artísticas em Portugal e no estrangeiro tais como:
Academia Contemporânea do Espectáculo, BalleTeatro, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Cultural de Macau, Instituto Nacional de Artes do Circo, Jobra entre outras.
Foca o seu trabalho de pesquisa na relação onírica e poética entre o corpo, o espaço e o objeto.

 

 

:::::::::::

 

Entrada Gratuita | M/3 | Público Alvo: Público Geral

NOTA: ESPETÁCULOS SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO MEDIANTE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO PANDÉMICA