29 maio de 2021 | 11h00

ANTE-ESTREIA

 

Alfredo o colecionador de borboletas

pela companhia S.A. Marionetas – teatro & bonecos

 

 

Numa terra distante cheia de vida e bonita como nenhuma outra, vivia uma pessoa com um gosto muito particular. Colecionar borboletas. Mas só as de cor vermelha, as mais raras. A sua obsessão era de tal ordem que as guardava num lugar protegido por todos os lados dos eventuais ladrões. Certo dia, aquando de uma das suas caçadas, fica preso num buraco. Assustado faz tudo para sair e quando finalmente conseguiu sair reparou que tinha ficado sem as duas pernas! Não lhe doía nada, mas não estavam lá. Desesperado tenta achá-las mas em vão, pois não estavam em lado nenhum. E agora como é que ele podia andar e saltar para apanhar as suas borboletas?



Espectáculo baseado num conto de José Manuel Valbom Gil, autor de várias obras para teatro de marionetas e premiado internacionalmente pelas suas criações e performances artísticas nesta área. Aqui o autor aborda várias temáticas nos acontecimentos que surgem em volta da personagem principal. A obsessão pelo objectivo de vida faz esta personagem ter o engenho e a vontade de ir em frente independentemente dos obstáculos encontrados por causa da sua recente perda de mobilidade. Ao mesmo tempo encontramos uma mensagem de esperança através das soluções encontradas por ele para seguir em frente. A forma como tudo termina através de uma solução abstrata, mas ao mesmo tempo com uma mensagem de liberdade e de inclusão, leva-nos a manter a esperança para continuar a viver independentemente das dificuldades e obstáculos encontrados.

 


Ficha Artística
Original de José Manuel Valbom Gil
Encenação : José Gil, Sofia Olivença Vinagre, Natacha Costa Pereira
Manipulação: José Gil e Natacha Costa Pereira
Marionetas e Figurinos: Sofia Olivença Vinagre
Cenografia: José Gil
Música Original: Hugo Trindade
Fotografia: Porto Bellotti / SAM
Produção: S.A.Marionetas - Teatro e Bonecos
Parceiro Institucional: República Portuguesa Ministério da Cultura
Apoios: Câmara Municipal de Alcobaça, Fundação Calouste Gulbenkian
Estrutura Associada na UNIMA Portugal

 

 

::::::::::::

 

Preço: 7,5€ | M/4 | Duração: 45min
Bilhetes à venda: Cine-Teatro de Alcobaça, Tesouraria dos Paços do Concelho, Centro Cultural Gonçalves Sapinho

 
Dadas as contingências os eventos estão sujeitos a adiamento ou cancelamento de acordo com diretrizes decorrentes da evolução da pandemia do COVID-19.
Os espaços de atividade cultural do Município cumprem todas as determinações de segurança decretadas pela Direção-Geral de Saúde e possuem planos de contingência em permanente atualização.

Outros Espetáculos
Teatro Festival Manobras | Arquétipo
09 maio de 2021
Zona Envolvente do Mosteiro de Alcobaça