23 outubro de 2022 | 18h00

» Homenagem a Gonçalo M. Tavares

» Concerto “Breves Músicas sobre Notas e Personagens de Gonçalo M. Tavares” de Daniel Bernardes

» Estreia nacional do documentário “Paixão e Terra” de Larissa Lewandoski com curadoria de Gonçalo M. Tavares

 

A Gala Books & Movies é o ponto alto do festival, na qual será apresentado um novo trabalho do pianista alcobacense Daniel Bernardes, especialmente concebido e dedicado ao homenageado desta edição, Gonçalo M. Tavares.

Será também apresentado, em grande estreia nacional, um novo documentário sobre o concelho de Alcobaça: “Paixão e Terra” da cineasta Larissa Lewandoski. A apresentação da gala Books & Movies estará a cargo do escritor Nuno Matos Valente.

 

 

DOCUMENTÁRIO: “PAIXÃO E TERRA” DE LARISSA LEWANDOSKI COM CURADORIA DE GONÇALO M. TAVARES

Nos intervalos de uma paisagem recortada por uma serra imponente e uma costa marítima, os depoimentos de uma população interligada por fragmentos de distintos discursos, constroem o percurso de um filme. A tecnologia mais ancestral

funde-se com o desejo de progresso de uma terra, numa dança entre tradição e imaginação de um futuro, que ampara aqueles que já lá estiveram, e que abre um caminho, para os que estão por vir.

 

CONCERTO: “BREVES MÚSICAS SOBRE NOTAS E PERSONAGENS DE GONÇALO M. TAVARES” DE DANIEL BERNARDES

Gonçalo M. Tavares afirmou-se como figura incontornável da literatura portuguesa contemporânea. Os seus livros valeram-lhe variados prémios internacionais sendo atualmente traduzido em mais de 60 países.

Neste concerto ouvimos música original para dois pianos, inspirada em textos do livro: “Breves Notas sobre Música” mas também em personagens e romances como Mylia em “Jerusalém”, “O Osso do Meio”, “Aprender a Rezar na Era da Técnica” entre outros...

 

 

GONÇALO M. TAVARES

publicou livros em diferentes géneros literários, traduzidos em cerca de 60 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro.

Recentemente, Le Quartier (O Bairro), de Gonçalo M. Tavares, recebeu o prestigioso Prix Laure Bataillon 2021, atribuído ao melhor livro traduzido em França, sucedendo assim à Nobel da Literatura Olga Tokarczuk, que recebeu este prémio em 2019 e ao escritor catalão Miquel de Palol.

Ao longo das suas várias edições, já receberam o Prix Laure Bataillon autores como Giorgio Manganelli, Bohumil Hrabal, W. G. Sebald, Derek Walcott, John Updike, Hugo Claus e Hans Magnus Enzensberger, entre outros.

Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.

Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França).

Foi por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina.

Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011.

Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, etc.

 

DANIEL BERNARDES

nasceu em Alcobaça, em 1986. Começou a estudar piano aos 5 anos de idade e aos 18 muda-se para Paris, sendo admitido na prestigiada École Normale de Musique de Paris. Regressa a Portugal para se dedicar ao jazz, estudando com Filipe Melo na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas e ingressando depois na Escola Superior de Música de Lisboa, tornando-se o primeiro licenciado em Piano Jazz desta instituição. Em 2010 apresentou o seu trio na Casa da Música, com o qual viria a lançar o seu disco de estreia — Nascem da Terra (2013). Trabalha igualmente para teatro e para cinema, estreando-se com a banda sonora de Peregrinação de João Botelho. Prosseguiu esta colaboração com o realizador português nos seus filmes seguintes: Ano da Morte de Ricardo Reis (2020) e Um Filme em Forma Assim (2022).

 

LARISSA LEWANDOSKI

é uma realizadora brasileira residente em Portugal. As suas produções transitam entre documentários, filmes ensaísticos, instalações artísticas, que envolvem arquivos fílmicos e fotográficos e, vídeo-performances.

Com um background diverso, que compreende desde a dança contemporânea, artes visuais e o cinema, interessa-lhe, sobretudo, dilatar os limites da linguagem fílmica, estabelecendo cruzamentos, sempre que possível, de diversas expressões artísticas dentro do género documental. Atualmente, Larissa colabora com o escritor, Gonçalo M. Tavares, na construção de documentários e exposições fotográficas, sobre várias cidades portuguesas.

 

 

:::: 

 

Público Geral | M/16 | 120 min 

 

Entrada gratuita

Não há reservas
Bilhetes disponíveis na bilheteira do Cine-Teatro de Alcobaça: sexta-feira (21 out.) 12h30 às 17h00 | sábado (22 out.) 15h às 19h | domingo (23 out.) a partir das 15h
Limitado a 6 bilhetes por pessoa | Info: 262 580 890

 

Outros Espetáculos
Multidisciplinar Pequeno Problema - Dário Guerreiro
06 abril de 2024
Centro Cultural Gonçalves Sapinho