27 novembro de 2022 | 17h00

BOM ANFITRIÃO

Um projeto de: FILIPA FRANCISCO
com IZA DA COSTA, LUÍS COELHO GRAÇA, NUNO REIS, MARIANA TENGNER BARROS

 

👉 Espetáculo para famílias

👉 Tradução em Língua Gestual Portuguesa

 

 

Esta nova criação de Filipa Francisco parte da colaboração com quatro artistas locais, um por território, Montemor-novo, Palmela, Santarém e Sesimbra. Performers, bailarinos, atores, músicos, para realizarem um trabalho de cocriação multidisciplinar (dança, teatro, performance).

A base do encontro é a colaboração, a investigação e a improvisação, com o principal objetivo de explorarem juntos as Mudanças Climáticas e o papel que podemos desempenhar através das artes para abordar essa questão importante.

Com um programa de residências que passa pelos quatro territórios, pretende-se também abordar a pergunta que François Matarasso (investigador ligado à arte participativa) faz às comunidades com quem trabalha:

O que torna um lugar especial? (lugar físico, mental, real e fictício)

De que queremos falar?

O que queremos mudar nas nossas comunidades?

 

 

Ficha técnica e artística:

Direção Artística e Criação Filipa Francisco Cocriação e Interpretação Ana Vaz, Iza da Costa, Luís Coelho Graça e Nuno Reis Composição Musical José Grossinho Tema musical inicial Nuno Reis Direção Técnica, Cenografia e Desenho de Luz Pedro Fonseca/Colectivo a.c Técnico de Som Rui Oliveira Figurinos Zé Nova Registo e Vídeo Documentário Miguel Canaverde Fotografia Bruno Simão

Assessoria de Imprensa Levina Valentim Design e Comunicação Eduardo Quinhones Hall Direção de Produção Rita Maia | menosmuitomais CRL Produção Local Patrícia Pereira Produção e Difusão Mundo em Reboliço Promotor e Coprodutor Artemrede Coprodução Municípios de Montemor-o-Novo, Palmela, Sesimbra, Santarém, Alcanena, Abrantes, Tomar, Torres Vedras, Alcobaça e Pombal Financiamento República Portuguesa - Cultura | Direção-Geral das Artes

 

 

::::

 

BIOGRAFIAS

 

FILIPA FRANCISCO

Estudou dança, teatro, improvisação e dramaturgia na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown, no Lee Strasberg Institute em Nova Iorque e com o dramaturgo André Lepecki. Dos seus trabalhos destaca Íman com jovens do bairro da Cova da Moura (Projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda) e A Viagem com grupos folclóricos. Colaborou durante seis anos com Idoia Zabaleta, com quem criou Dueto, Bicho eros un Bicho, e o livro Bicho. Filipa Francisco é diretora artística da associação Mundo em Reboliço, faz parte do grupo Periferias Centrais e das redes internacionais IETM e AREA.

 

 

ANA VAZ

Bailarina/Intérprete. Nasceu em Porto Amboim, Angola e aos três anos de idade foi viver para Portugal em Montemor-o-Novo, onde densenvolveu o seu conhecimento artístico. Ainda que todo o seu percurso académico tenha sido ligado às ciências exactas, inicia a sua formação profissional enquanto bailarina, em 2014, na Escola Superior de

Dança de Lisboa.

Deste então trabalha como bailarina/intérprete para projetos independentes, videoclipes, publicidades e televisão e como professora de dança contemporânea, clássica e jazz na área de Lisboa.

No seu percurso destaca trabalhos e colaborações com os seguintes artistas: Kelly Maiolle, Bárbara Griggi, Amélia Bentes, Sandra Battaglia, Margarida Belo Costa, Beatriz Cantinho, Rodrigo Teixeira, Tiago Vieira, Vanda Gameiro, Pedro Pico, Ricardo Martins e Gustavo Rodrigues. Co-criadora do vídeo dança Levamentum com Paulo Quedas e Ricardo Martins.

 

 

IZA DA COSTA

Performer. Nasceu em Palmela numa família oriunda da Guiné-Bissau. Tem formação em Desporto e frequência da licenciatura em Ciências Sociais. Iniciou o seu percurso artístico em 1998 no espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, com a Companhia Cabala. Tendo ganho gosto pela dança, a partir de 2004 frequentou formações nessa área, na Promofitness, e teve como mentores os bailarinos e professores Vasco Alves, Rafaela Gomes, Mário Gonçalves, André Cabral, entre outros.

Em 2017 inicia o projeto African Dance Roots (modalidade de ritmos africanos), do qual foi co-fundadora. Em 2018 cria a Associação Inspira Atitude, projeto de intervenção social através das artes performativas, em que é fundadora e mentora.

Lecionou workshops no Festival Músicas do Mundo, a convite da Fundação Inatel, e no Dia da Juventude, em colaboração com o IPDJ, entre outros. No seu percurso destacam-se trabalhos e colaborações com artistas como Projeto Kaya – “Fangolé”, Calema, A Garota Não, Puro Rock e Américo Gomes.

 

 

LUÍS COELHO

Ator. É licenciado em Teatro, ramo de Atores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

Trabalha como ator profissional desde 2016. Desenvolveu trabalho com artistas e companhias profissionais tais como Artistas Unidos, Companhia João Garcia Miguel, Federico León, Tiago Vieira, Jorge Louraço e, agora, com Filipa Francisco.

Continua a sua formação na área do teatro e das artes performativas, onde se destaca a formação em dança contemporânea com o bailarino e coreógrafo Nuno Labau.

 

 

NUNO REIS

Compositor, multi-instrumentista e diretor musical. Iniciou os seus estudos musicais em aulas particulares aos 8 anos, em Sesimbra. Dedicado ao acordeão, interessou-se também pela bateria, piano e guitarra, criando e integrando vários projetos musicais com os quais faz numerosos concertos em Portugal e no estrangeiro.

Fez diversas estadias pelo país e pelo mundo para estudar diferentes géneros musicais, nomeadamente em Nova Iorque, onde estudou bateria na Drummers Collective, no Brasil, onde investigou o baião, o xote e choro, ou em Mértola, onde estudou o cante alentejano. Dedicou-se também ao ensino, tendo vindo a lecionar teoria musical, piano, bateria, guitarra e acordeão.

Cria e dirige a solo, em trio, sexteto, octeto ou noneto composições inspiradas no tango, no folclore nacional, na música erudita e no jazz, apresentando

temas compostos para explorar a diversidade melódica do acordeão. Dos seus projetos musicais destacam-se o Trio da Terra, criado em 2015, o Nuno Reis Trio e a mais recente formação Nuno Reis Magna Cortem.

 

 ::::

 


Público-alvo: Adolescentes / jovens (12 - 25 anos) Adultos (26 - 60 anos) | 5€ | 75 min | M/6

Organização: Município de Alcobaça e Artemrede